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INTRODUÇÃO.
Este trabalho tenta resgatar alguns
fatos referentes a categoria dos técnicos industriais, que por vezes, tem sido
negligenciados pela história cursiva ao longo de sua existência. A contribuição
destes indivíduos ao país com o crescimento
e desenvolvimento tecnológico tem sido significante, apesar da curta história
da educação. Têm sido explorados,
expropriados, discriminados, em suma, derrotados em muitas batalhas, no sendo possível contar sua própria história.
Porém, participantes de uma revolução,
onde so os protagonistas que tem norteados conquistas
passadas e presentes, definiro diretrizes para o futuro como responsáveis pela
práxis, oriunda de uma formação propedêutica especializada, respondendo a
expectativas, e atingindo à excelência e eficácia.
A retecnia compreende ao processo de
apropriação e aplicação prática, de todo aquele conhecimento, obtido de forma
empírica, útil à base da pirâmide social do conhecimento (conhecidos no passado
por obreiros, artesãos), "práticos do saber", indispensável na
sobrevivência cultural, expropriada das bases e apropriada pelo sistema
dominante.
Muito mais há em uma história a se
resgatar, feitos a se reconhecer, educação a se restaurar, do que a uma
reengenharia recorrer. E neste sentido, a retecnia se faz necessária, a
formação propedêutica indispensável a todas as áreas do saber e práxis
social.
O presente trabalho pretende fazer uma
reflexão sobre o perfil que deve ser dado na formação dos profissionais que
atuaro no
mercado de trabalho no século XXI, partindo de um resgate histórico de
como técnicos industriais vem ocupando
seu espaço no processo gerador de riquezas do país.
No segundo capítulo, mostro que a
partir de um determinismo histórico, produto do desenvolvimento de uma
sociedade urbano-industrial, formatador do saber ocidental, houve uma
reprodução dos processos ocorridos na Europa, via industrialização e
institucionalização da formação profissional implantado no Brasil.
No terceiro capítulo, há uma reflexão
onde procuro discutir quais as matrizes teóricas que determinaram a forma
característica da modernidade impingida aos processos produtivos, de forma
profissional, positiva.
Após a fundamentação histórica sobre a
característica do saber que possibilitou uma reflexão teórica, finalmente
procuro respostas em uma enquete quantitativa que definam as estratégias mais
adequadas para dar continuidade a um processo iniciado por profissionais hábeis
em fazer. De
natureza social excluída, sem propriedades, mas freqüentemente utilizados como
intelectuais orgânicos, são estes profissionais que têm a capacidade elaborar e
articular projetos, com um conhecimento propedêutico, minimizando as imensas
diferenças das classes sociais, empíricas das teóricas, caracterizada pela
exploração .
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